Histórico

Desde 2003, a Microsoft realiza uma competição anual para estudantes de tecnologia chamada de Imagine Cup. Essa competição convida alunos de todo o mundo a utilizarem uma combinação de software e hardware para desenvolver soluções que possam atacar problemas de ordem global em áreas como saúde, educação e preservação do meio-ambiente, entre outros. A edição de 2006 da Imagine Cup teve como tema “Imagine a world where technology enables us to live healthier lives”, que poderia ser traduzido como “Imagine um mundo onde a tecnologia nos permite viver vidas mais saudáveis”.

Na busca de uma solução relevante e adequada ao tema proposto, a equipe formada por Carlos Rodrigues, Ivan Cardim e Madson Menezes (à época, graduandos em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco), acabou encontrando inspiração no delicado estado de saúde do avô de um de seus membros, que estava perdendo a visão. A principal conseqüência dessa nova condição era a diminuição da sua autonomia, devido à dificuldade de se locomover dentro da sua própria casa, que tinha impacto direto em sua qualidade de vida. A equipe vislumbrou a criação de um sistema de auxílio à navegação que pudesse utilizar o tato para transmitir informações direcionais a portadores de deficiência visual. O sistema foi batizado de vEye (do inglês virtual eye, ou olho virtual), uma referência direta ao seu objetivo de permitir que essas pessoas consigam se orientar mais facilmente no mundo à sua volta, capacidade consideravelmente afetada pela falta da visão.

Após 6 meses de pesquisa, desenvolvimento e testes com usuários, o vEye conquistou a etapa nacional da Imagine Cup em março de 2006. Esse fato credenciou a equipe a participar da final mundial da competição, realizada na Índia em agosto de 2006. O projeto acabou conquistando o segundo lugar mundial na categoria principal da Imagine Cup, Projeto de Software, e sendo convidado para participar do Imagine Cup Innovation Accelerator em Inglaterra, em janeiro de 2007. Esse evento, promovido pela Microsoft e patrocinado pela British Telecom, tem o objetivo de ajudar as equipes criadoras dos seis projetos mais relevantes de cada edição da competição a identificar oportunidades de negócio nos seus projetos.

A participação no Accelerator incentivou a equipe a criar um plano de negócios para o vEye, que acabou vencendo o 2o. Desafio GV-Intel de Venture Capital e Empreendedorismo em outubro de 2007, uma competição de planos de negócio promovida pela Fundação Getúlio Vargas. O plano também conquistou o 3o. lugar mundial no Intel®+UC Berkeley Technology Entrepreneurship Challenge, realizado na Califórnia, EUA, em novembro de 2007.

Ainda no fim de 2007, a equipe do vEye recebeu a excelente notícia de que o a proposta do projeto havia sido aprovado na chamada de Subvenção Econômica da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério de Ciência e Tecnologia. A proposta foi criada em conjunto com a Inove Informática, empresa Microsoft Gold Certified Partner que está há quatro anos no mercado de TI. Atualmente, uma equipe de nove pessoas desenvolve o projeto dentro da empresa.

O sucesso em competições acabou fazendo com que o vEye tivesse grande repercussão na mídia impressa, eletrônica e de TV. Algumas dessas matérias podem ser encontradas na seção Reportagens, acessível através do menu superior. Além disso, o projeto foi apresentado em diversos eventos nacionais e internacionais. Algumas dessas apresentações estão disponíveis na seção de Vídeos.